Conheça os erros mais comuns na Administração de Condomínios!

#PraCegoVer: o post é uma imagem com homem com a mão nos olhos, com a seguinte frase: conheça os erros mais comuns na Administração de Condomínios

A administração de um condomínio exige muita dedicação, organização e responsabilidade do síndico, que responde por todos os problemas, todas as medidas e as implementações feitas para os moradores. Uma administração transparente é o ponto principal para elevar o nível de gestão, evitando problemas nos condomínios.

Falhas na comunicação, pobreza na elaboração de informações e baixa adesão em assembleias são alguns dos implicadores que geram insatisfação entre os condôminos. Faz parte do papel do gestor conquistar a empatia dos moradores, para que eles também possam colaborar ativamente com o cotidiano administrativo, seja participando das decisões ou estando integrados com as modificações.

A fim de evitar problemas e desentendimentos entre a administração do condomínio e os moradores, conheça quais são os principais erros cometidos pela administração. Saiba como eles podem impactar negativamente a coordenação, a condução das tarefas e veja os melhores meios para contorná-los.

Dificultar a Comunicação com os Síndicos e Condôminos

O contato entre a administradora e os clientes finais se dá principalmente em duas etapas do trabalho: na cobrança e na prestação de contas. A falta de recursos que facilitem a troca de informações gera um efeito “bola de neve”, causando problemas maiores que terão que ser resolvidos mais à frente.
Quando um condômino tem dificuldades de solicitar uma segunda via de boleto, por exemplo, tem mais chances de atrasar o pagamento – especialmente tendo em vista que os valores de juros e multa de condomínios são pequenos em relação a outras cobranças. Isso colabora para uma taxa de inadimplência mais alta.
Outra situação complicada é quando o síndico ou as comissões de gestão discordam dos gastos efetuados pela administradora. É mais provável que isso aconteça quando as pastas de prestação de contas estão incompletas ou não são muito claras. O gargalo fica ainda maior quando a administradora tem dificuldade de rastrear as informações com agilidade, atrasando a resolução do problema e criando um clima de desconfiança.
É difícil encontrar, hoje em dia, alguém que não utilize pelo menos um meio de comunicação digital (e-mail, SMS, WhatsApp). Disponibilizar documentos e serviços online, via desktop, Smartphone ou tablet, reduz o trabalho da equipe da administradora e evita que algumas situações saiam do controle.

Realizar Assembleias Irregulares

A assembleia geral de um condomínio é uma reunião muito importante para a definição de suas ações. Se ela for realizada de forma desorganizada, as questões do condomínio também ficarão desordenadas.
Além de abrir a participação para todos os condôminos, é importante que a assembleia tenha uma ata que possa ser consultada posteriormente por quem não pôde comparecer. A transparência precisa ser a palavra de ordem quando se trata de uma assembleia de condomínio.

Negligenciar o aspecto Financeiro

Pode ser muito desastroso para um condomínio não ter suas contas bem organizadas. Além de destruir a confiança dos condôminos no trabalho do síndico, pode dar margem para desperdício de recursos, o que impacta no bom funcionamento do condomínio. Manter as contas bem organizadas é essencial para não ter problemas desse tipo. É necessário ter boas noções de contabilidade, pesquisar custos de serviços e saber conter gastos.

Realizar Obras sem Aprovação

Tudo que é feito no condomínio precisa ser comunicado aos condôminos e aprovado em assembleia. Realizar uma reforma, por exemplo, é algo que requer esse tipo de aprovação.
Afinal, é uma decisão que afeta diretamente o orçamento do condomínio e tem um impacto no dia a dia dos moradores. Dessa forma, procure sempre lidar com essas questões de forma transparente. 

Não Investir em Tecnologia

A tecnologia está evoluindo cada vez mais rapidamente em diversos setores, algo que pode ser muito bem aproveitado pelo seu condomínio.
Por isso, manter o radar ligado para essas novidades é fundamental.

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais (Facebook e Instagram)!



Gostou do post? Compartilhe com alguém que pode se interessar:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

  • Zipp Administradora de Condomínios - Todos os Direitos Reservados

Tecnologia Factton Sistemas

Desenvolvido por Agência Enso